 Doar já é bom pelo simples fato de você saber que está fazendo o bem. Mas quando você doa para o Prodal, os benefícios vão muito além de ajudar quem recebe os alimentos. Quem doa também sai ganhando, isso sem falar dos benefícios ambientais. A equipe do Prodal Banco de Alimentos listou sete motivos para te incentivar a ser um doador em 2026.
Motivo 1: Controle das instituições beneficiadas
Para se cadastrar e receber os alimentos, as instituições têm que observar todos os critérios e apresentar todos os documentos listados no Regulamento do Prodal. Pode até parecer burocracia, mas é isso que garante que a doação chegue a quem realmente precisa. Além disso, o Prodal tem uma assistente social que realiza visita às instituições para fiscalizar o cumprimento das regras.
Motivo 2: Responsabilidade pelos produtos doados
Quando os alimentos chegam ao Prodal, a equipe técnico-operacional faz a seleção desses materiais, descartando aqueles impróprios para o consumo, antes de repassá-los para as instituições. A estrutura física do Prodal atende todas as exigências da Anvisa. Isso tudo garante alimentos seguros aos beneficiados.
Motivo 3: Transparência
O Prodal entende como é importante para a pessoa que doa saber para onde está indo a sua doação. Por isso, todo mês é publicado aqui no site da CeasaMinas um relatório contendo todas as instituições beneficiadas naquele mês, além dos números das doações. Qualquer pessoa pode visitar e fiscalizar as atividades do programa, que passa por auditoria de órgãos internos e externos à CeasaMinas.
Motivo 4: Apoio contra o comércio clandestino
Ao doar para o Prodal Banco de Alimentos, você evita que este alimento volte ao mercado de forma irregular. Isso porque, quando o alimento é jogado nas caçambas ou deixado na porta das lojas, pessoas mal intencionadas podem recolhê-los e revendê-los no mercado. Além de enganar financeiramente o consumidor, a ação pode ser prejudicial para a saúde, já que o alimento pode ter entrado em contato com outros dejetos.
Motivo 5: Desestímulo à frequência de pedintes
Doar para o Prodal Banco de Alimentos diminui o número de pedintes e outros usuários nas portas das lojas e no MLP. De forma alguma a intenção da CeasaMinas é impedir que essas pessoas tenham acesso aos alimentos. Pelo contrário, a ideia é oferecer a elas alimentos seguros e com dignidade. Os pedintes ou catantes, após cadastro, são encaminhados para alguma instituição para receber os alimentos.
Motivo 6: Redução de custos
Com o repasse ao Prodal, o volume de resíduos direcionados ao aterro sanitário diminui, reduzindo custos para produtores e concessionários. Somente em novembro, a economia estimada com despesas de destinação de resíduos foi de R$ 48.651,00. Sem contar que, ao dar outro destino a alimentos que seriam jogados fora, o doador também faz sua parte com relação à sustentabilidade, contribuindo para a redução do desperdício e a preservação ambiental.
Motivo 7: Praticidade
O Prodal sabe como é intensa a rotina diária de produtores e concessionários. Por isso, a doação pode ser feita da forma mais simples e prática possível. Os doadores ligam para Prodal e nossa equipe vai até a área ou loja para retirar os produtos, sem qualquer custo para o doador. Para comunicar uma doação, ligue para (31) 3399-3433 ou envie uma mensagem para o WhatsApp (31) 97575-0602.
Notícia de 13/01/2026.
|