|
 A CeasaMinas segue levando o projeto Caminhos da Inclusão para o interior do estado. Técnicos da estatal estiveram em Governador Valadares, onde apresentaram o projeto aos produtores familiares dos assentamentos Liberdade e Oziel.
No Assentamento Liberdade, os técnicos da CeasaMinas conversaram com pequenos produtores de banana, manga, maracujá, mandioca, inhame e laranja. Eles contaram que a forma habitual de comercialização da produção é por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
No entanto, em algumas épocas do ano, durante o período de férias escolares, por exemplo, não conseguem vender tudo e alguns produtos acabam perdendo. O projeto Caminhos da Inclusão quer acabar com isso, por meio da abertura dos mercados da CeasaMinas para a comercialização por grupos prioritários, que são os quilombolas, assentados da reforma agrária, povos originários e agricultores urbanos e periurbanos.
No Assentamento Oziel, a comitiva foi recebida por cerca de 80 produtores familiares e conheceu a fábrica de polpa de frutas da Cooperativa Camponesa do Médio Rio Doce (Cooperuatu), que viu no Caminhos da Inclusão uma oportunidade para comercialização do excedente.
“Essa aproximação da Ceasa para nós é importante, porque a gente nunca teve oportunidade, nesses longos anos, de discutir ideias e acessar o mercado. Esse projeto vem ao encontro dos desejos da gente. Estamos com uma expectativa boa de garantir essa comercialização através da Ceasa”, conta João Leite dos Santos, coordenador geral da Cooperuatu.
“Nos dois assentamentos, escutamos histórias de produtos perdidos por falta de comprador. Daqui a um ano, quero voltar lá e ver que isso não está mais acontecendo. Quero escutar lá depoimentos iguais ao que escutei do Quilombo dos Arturos aqui em Contagem, que começou a vender aqui há menos de dois meses e já fidelizou clientes”, espera Michel Rodrigues, coordenador da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas.
Além dele, participaram da visita nos asssentamento de Governador Valadares Wilson Guide, chefe do Departamento Técnico; Vinícius Barros, chefe do Departamento de Unidades do Interior; e Felipe Schabuder, gerente da unidade de Governador Valadares. Eles são alguns dos membros da comissão responsável por implementar o Caminhos da Inclusão na CeasaMinas. Notícia de 10/12/2025.
|
|