 A partir do próximo dia 27/10, a CeasaMinas vai intensificar a fiscalização da Resolução da Diretoria (RD/Presi) 25/24. Este documento traz modernizações necessárias para o comércio de produtos processados de origem vegetal e animal na CeasaMinas, como alvará sanitário, embalagens adequadas e refrigeração necessária. A fiscalização conta com o apoio da Associação dos Produtores (Aphcemg).
As novas regras são válidas tanto para os produtores que comercializam de segunda a sexta-feira como para aqueles que vendem no varejão aos sábados. O prazo para adequação foi de um ano e dois meses, período em que foram realizadas diversas ações de orientação e capacitação pela CeasaMinas, em parceria com a Aphcemg.
Um dos produtores que já está completamente regularizado é Carlos de Assis, proprietário da cachaça Flor de Minas. “Com essa onda de metanol, os clientes tem que estar cientes de que eles tem que comprar uma bebida com segurança e procedência. A questão de estar regularizado dentro dos órgãos fiscalizadores é muito importante porque dá mais credibilidade tanto no mercado mais amplo como no nosso, do pequeno consumidor que vem aqui e compra uma unidade para levar para sua casa. Para passar o final de semana curtindo com a família e bebendo uma bebida de qualidade”, afirma ele.
Segundo Carlos, o processo de regularização não foi simples. “Com a ajuda do pessoal da Aphcemg e da CeasaMinas, a gente conseguiu acessar muitas informações que a gente não tinha, principalmente no começo. A gente já conseguiu se adequar às normas da fiscalização tanto do Ministério da Agricultura, como do Instituto Mineiro de Agropecuária. A gente conseguiu alcançar todo o objetivo desse processo. Podem vir aqui fiscalizar o meu produto que ele está todo regularizado, dentro das normas”, afirma ele.
“Você passa mais credibilidade para o seu cliente. Você tem a garantia que você oferece para o seu cliente um produto de qualidade, um produto que passou por diversas inspeções e que hoje está apto a ser consumido com segurança”.
Mais informações:
Seção de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 14/10/2025.
|