 Na última quinta-feira, a CeasaMinas realizou mais uma operação na portaria do entreposto de Contagem. Foram abordados 108 veículos, dos quais 25 transportavam embalagens de plástico vazias sem laudo de higienização.
Além disso, um veículo trazia produtos sem nota fiscal. Eles foram conduzidos para fora do entreposto e orientados a regularizar a situação das caixas e das mercadorias.
“Uma caixa higienizada é muito importante, pois não deixa que aconteça a contaminação cruzada entre as lavouras, garantindo um alimento seguro para toda a população”, explica Michel Rodrigues, coordenador da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas.
As operações estão sendo realizada tanto na portaria, como dentro do mercado, e contam com apoio do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), da Polícia Militar e da vigilância privada da CeasaMinas.
Legislação
Todas essas operações estão baseadas no Regulamento de Mercado da CeasaMinas e na Instrução Normativa n° 1164, uma instrução conjunta entre CeasaMinas, Seapa e IMA. A Seapa é a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
De acordo com a norma, veículos que transportam hortícolas somente podem entrar nas dependências dos entrepostos da CeasaMinas com produtos acondicionados em caixas de madeira ou de papelão de primeiro uso (acompanhadas de nota fiscal de compra das embalagens) ou de plástico retornáveis (acompanhadas do atestado de higienização).
Notícia de 14/10/2024.
|