 Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vieram até a CeasaMinas nesta sexta-feira, 17/05, para conhecer o funcionamento do entreposto de Contagem. No mês de março, as duas instituições assinaram convênio para trabalhar em conjunto no desenvolvimento e na modernização do setor hortigranjeiro. Uma das ações está sendo a elaboração do IGP-Hort CeasaMinas/UFV, um índice de preços próprio para os produtos hortigranjeiros.
Diversas reuniões já foram realizadas entre o Departamento Técnico da CeasaMinas e o Departamento de Economia da UFV. “Nós já ajustamos as necessidades de informações que precisamos para calcular o índice e já propusemos uma metodologia de cálculo. Na reunião de hoje, vamos alinhar essa metodologia com a base de dados”, explica o professor Jader Fernandes Cirino, do Departamento de Economia da UFV.
Segundo o professor, o próximo passo é pegar os dados disponibilizados pela CeasaMinas. Essas informações serão tabuladas e colocadas em uma planilha editável, para que o índice possa começar a ser efetivamente calculado. “Nossa expectativa é que a partir de junho já comece a ter a divulgação desses índices”, conta. A divulgação prevista será semanal e mensal.
A expectativa é que o índice forneça aos gestores públicos contribuições mais relevantes para o desenvolvimento de políticas públicas do que ocorre hoje em dia. Dessa forma, a tendência é que os dados fiquem ainda mais apurados e beneficiem a produção, o desenvolvimento e o abastecimento alimentar da população.
Como funciona hoje?
A pesquisa de preços feita hoje em dia no atacado da CeasaMinas observa quais são os valores mais comuns e também os preços mínimo e máximo praticados. Também são observados aspectos como quanto a qualidade de um produto, ou a falta dela, pode impactar no preço. A pesquisa calcula também os preços gerais do grupo das hortaliças e das frutas, nos quais os produtos mais consumidos têm maior relevância no preço final de seu grupo.
Tanto na pesquisa atual como no índice que será criado, milhares de pessoas são beneficiadas. O preço calculado pela CeasaMinas serve como referência para compras da merenda escolar, alimentação de presidiários e refeições servidas em hospitais públicos, por exemplo. A pesquisa também é referência para que produtores rurais, atacadistas e compradores saibam qual é o valor dos produtos no mercado, de modo a não ter prejuízo.
Notícia de 17/05/2024.
|