 A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e as Ceasas brasileiras vão somar esforços para modernizar os mercados atacadistas e buscar soluções concretas para garantir o abastecimento alimentar do país. A nova parceria será oficializada em uma carta de cooperação, a ser assinada neste dia 7 (sexta-feira), às 9 horas, durante o Encontro Nacional da Associação Brasileiras das Centrais de Abastecimento (Abracen), no auditório do Minas Bolsa do entreposto de Contagem da CeasaMinas.
O documento será assinado pelo representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, e o presidente da Abracen, Eder Bublitz. O documento prevê a realização de ações que promovam boas práticas, processos de comercialização inclusivos com a participação da agricultura familiar, transparência de mercados, informações aos consumidores, além de estratégias multissetoriais para o fornecimento de alimentos, tendo como meta o desenvolvimento econômico e social.
A FAO é o organismo da ONU responsável por promover a alimentação, agricultura e erradicar a fome e todas as formas de má nutrição. A instituição atua no desenvolvimento de estudos, pesquisas e cooperação técnica com mercados atacadistas de diversos países da América Latina.
Já a Abracen é uma organização de defesa dos interesses das empresas que gerenciam mercados atacadistas de alimentos no Brasil. Conta com 23 Ceasas filiadas em cujos entrepostos operam 10 mil empresas distribuídas em mais de 60 unidades. A associação trabalha principalmente para otimizar os serviços prestados pelas Ceasas, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras.
Encontro da Abracen
e a Política de Abastecimento
O Encontro da Abracen teve início neste dia 6 com a realização de uma visita técnica de representantes de Ceasas brasileiras ao entreposto de Contagem da CeasaMinas. O roteiro ainda inclui reuniões ao longo do dia envolvendo gestores e técnicos dos entrepostos, além de membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da BR-Brastece, entidade que representa as empresas instaladas em Ceasas.
Um dos destaques do primeiro dia foi o convite realizado pela Conab aos gestores das Ceasas participantes do evento para participação na elaboração da Política Nacional de Abastecimento do governo federal. O plano deverá ser capaz de repensar os sistemas alimentares, o acesso à terra e o fortalecimento da agricultura familiar, segundo o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, responsável pelo convite.
Palestras
A programação deste dia 7, além da assinatura da Carta de Cooperação, conta com palestras e debates sobre temas como agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, desperdício de alimentos, gestão de embalagens e eficiência energética.
Confira a programação completa clicando aqui.
Mais informações:
Departamento de Comunicação CeasaMinas
31 3399-2011/2012/2036 Notícia de 06/07/2023.
|