.jpg) O governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pretende incluir as Ceasas do país na elaboração da Política Nacional de Abastecimento. O convite aos gestores dos entrepostos será realizado durante o Encontro da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), a ser realizado entre os dias 6 e 8 de julho no entreposto de Contagem da CeasaMinas. O evento contará com reuniões e palestras sobre temas como agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, desperdício de alimentos, gestão de embalagens e eficiência energética.
A Política Nacional de Abastecimento deve apontar novas diretrizes do abastecimento alimentar no país, em sintonia com o combate à fome, uma das principais metas do governo federal.
De acordo com o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a intenção é criar uma política abrangente capaz de dar solução para a fome no país. Segundo ele, a política de abastecimento deve ser capaz também de repensar os sistemas alimentares, o acesso à terra e o fortalecimento da agricultura familiar.
Durante um seminário promovido pela Conab no último dia 17 de maio, em Brasília (DF), o diretor-presidente da Companhia, Edegar Pretto, destacou a importância da construção do plano. "O momento em que estamos exige de todos nós apontarmos um caminho, com muita urgência, para estimular a produção de alimentos no nosso país", afirmou na ocasião. "Infelizmente, nos últimos anos, as políticas públicas para a agricultura familiar foram desmanteladas e, com isso, a produção de alimentos vem perdendo espaço cada vez mais".
Consulta à sociedade
No mesmo encontro, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que as sugestões levantadas em seminários, como o realizado em Brasília, serão levadas a um grupo de trabalho para formulação da proposta da política de abastecimento alimentar. A proposta será discutida internamente no governo federal e depois submetida à sociedade para correção de rumos.
A CeasaMinas e a Ceasa de São Paulo (Ceagesp), as duas únicas centrais de abastecimento vinculadas ao governo federal, já têm trabalhado conjuntamente para contribuir com a Política Nacional de Abastecimento do governo federal. O marco inicial foi a assinatura de um termo de cooperação técnica em junho deste ano, em São Paulo. A cooperação visa construir ações conjuntas ligadas à qualidade comercial dos produtos, aos serviços ofertados aos usuários e à segurança alimentar e nutricional.
Encontro da Abracen
Dia 6/7 A primeira atividade do Encontro da Abracen, a partir de 8h30, será uma visita técnica dos representantes das Ceasas convidadas ao mercado do entreposto de Contagem.
Após a visita, estão programadas três reuniões fechadas. A primeira, às 11 horas, será entre membros da Abracen e da BR-Brastece, entidade que representa os comerciantes em entrepostos de abastecimento. A segunda, às 14 horas, envolverá representantes da Abracen e da Conab, tendo como tema a Política Nacional de Abastecimento. Às 15h30, a programação prevê reunião interna entre gestores das Ceasas associadas à Abracen.
Dia 7/7 O dia 7/7 será dedicado à abertura oficial, às 8h30, no Auditório do Edifício Minas Bolsa da CeasaMinas, seguida pelas palestras e debates ao longo do dia, com encerramento previsto para as 16h30.
Dia 8/7 O dia 8/7 conta com uma visita opcional ao Mercado Central de Belo Horizonte, entre 9h e 14h.
Entre os convidados, o encontro contará com a presença do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala. Representando o ministro do MDA, Paulo Teixeira, estará no evento o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar da pasta, Milton José Fornazieri.
Esta edição da Abracen conta com a organização conjunta, além da Abracen e da CeasaMinas, da BR-Brastece, da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa) e apoio do Mercado Central de Belo Horizonte.
Ceasas pelo Brasil
O governo federal instituiu em 2005 o Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). Coordenado pela Conab, o programa tem, entre suas principais ferramentas, os sistemas de informações, que trazem dados da comercialização de produtos hortigranjeiros, atualmente, de 29 entrepostos de Ceasas do país.
Para se ter uma ideia da importância das Ceasas para o abastecimento, foram ofertados em 2012 cerca de 12 bilhões de quilos de produtos por 29 entrepostos, entre os maiores do país. Ao todo, esse volume movimentou R$ 50,3 bilhões, incluindo hortigranjeiros, cereais, pescados e industrializados.
O Prohort (www.conab.gov.br) possibilita o acompanhamento de preços, análises de mercado, consulta de séries históricas, identificação das regiões produtoras, entre outros estudos técnicos, como já vem sendo demonstrado pelo Boletim Hortigranjeiro, publicado mensalmente pela Conab.
O que é a Abracen
A Abracen foi fundada em 1986 como uma organização de defesa dos interesses das empresas que gerenciam mercados atacadistas de alimentos no Brasil. Conta com 23 Ceasas filiadas em cujos entrepostos operam 10 mil empresas distribuídas em mais de 60 unidades.
A Abracen trabalha para otimizar os serviços prestados pelas Ceasas, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras. Participa e promove congressos e seminários técnicos e científicos nacionais e internacionais na busca de novas tecnologias e gestão para os mercados atacadistas.
A entidade é filiada à União Mundial dos Mercados Atacadistas (WUWM, na sigla em inglês) e à Federação Latino-Americana de Mercados Atacadistas (Flama, na sigla em espanhol).
**Com informações da Conab e da Abracen.
Confira a programação clicando aqui.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas 31 3399-2011/2012/2036 Notícia de 05/07/2023.
|