|
.jpg) Não há como se pensar em festas juninas e julinas sem lembrar dos mingaus de milho-verde, caldos de mandioca e de feijão, cocadas, pés de moleque e outras delícias. E para melhorar a festança, alguns dos ingredientes básicos para preparar esse cardápio típico ficaram mais baratos na primeira quinzena de junho em relação a igual período de 2022, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. As principais reduções de preço foram verificadas com coco seco (-54,9%), milho-verde (-39,4%), mandioca (-29,2%) e feijão (-16,5%).
Segundo o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas (Secim), Ricardo Fernandes Martins, a oferta de milho-verde no ano passado foi afetada pelas condições climáticas adversas, marcadas pelo prolongamento de fortes chuvas nas regiões produtoras. Em 2023, houve aumento da oferta, com a conseqüente queda nas cotações. No entanto, Martins alerta para a possibilidade de cotações mais elevadas em julho. “Por isso, a dica para os consumidores é a de sempre pesquisar bem e priorizar as promoções do varejo”, afirma.
A queda do preço da mandioca também é resultado do aumento da oferta do produto neste ano, depois de altos valores praticados nos últimos anos. Já em relação ao coco seco, de acordo com Martins, o que ajuda a explicar a redução expressiva dos valores do produto é a base de comparação de 2022, quando os preços estavam muito altos. Para se ter uma ideia, o quilo do coco seco no atacado em junho de 2022 foi cotado, em média, a R$ 6,83/kg.
Altas Na trajetória inversa, ficaram mais caros no ano a batata-doce (10%), por causa da redução da oferta e grande demanda no mercado. Além dela, merece destaque gengibre (32,4%); amendoim (8,8%) e milho de pipoca (1,5%).
Confira algumas receitas disponíveis no site da CeasaMinas, clicando nos links abaixo:
Milho em espiga com manteiga e ervas
Cocada em calda
O Boletim Diário de Preços e outros dados ligados à comercialização das mercadorias ofertadas na CeasaMinas podem ser consultados no site www.ceasaminas.com.br, no link Informações de Mercado.
Mais informações: Decom CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035/2036 Notícia de 20/06/2023.
|
|