|
 Os hortigranjeiros apresentaram queda no preço médio de 5,8% em maio no comparativo com abril, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. A redução foi conseqüência do aumento de 5,5% da oferta, que foi favorecida pela melhoria das condições climáticas nas regiões produtoras. Apesar da boa notícia para o consumidor, vale lembrar que a diminuição teve como base patamares de valores bem altos em abril. Por isso, a dica é pesquisar bem na hora das compras, dando preferência às promoções do varejo.
De acordo com o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas (Secim), Ricardo Fernades Martins, a expectativa é que novas reduções de preços possam ser verificadas, caso não ocorram intempéries, a exemplo de geadas, nas próximas semanas.
Hortaliças No grupo das hortaliças (legumes e verduras), a queda no preço médio foi de 6,5%. Os produtos que mais contribuíram foram cenoura (-26,8%); couve-flor (26%); inhame (-22,8%); chuchu (-20,7%); abóbora moranga (-17,3%) e repolho (-4%).
Foram também verificadas altas de preços nesse grupo, tendo como destaques, pepino (35,5%); tomate (14,2%) e quiabo (4,6%). Um dos produtos mais ofertados na CeasaMinas, o tomate teve sua maturação mais lenta em razão do frio, o que levou a ofertas mais restritas no entreposto. "Além disso, maio é um mês de transição de safras do tomate, quando chega ao fim a safra de verão e se inicia a de inverno. Esta última, no entanto, ainda não decolou", explica Fernandes.
A expectativa é que a oferta possa aumentar nas próximas semanas o que deve fazer recuar as cotações. Além disso, o consumo menor de tomate, comum no inverno, tende a baratear o produto também.
Frutas Entre as frutas, a redução de preço médio foi de 6,7%, influenciada sobretudo pelas oscilações de mamão-formosa (-39,2%); limão-tahiti (-20,1%); mamão-havaí (19,3%); tangerina ponkan (-15,7%); banana-prata (-14,8%) e abacate (-8,8%).
Entre as frutas que ficaram mais caras no período, os destaques foram melão (26,3%); maçã brasileira (7,7%) e melancia (2,1%).
Confira algumas das principais dicas de consumo
Abóbora moranga Chuchu Repolho Limão-tahiti Tangerina-ponkan Abacate
Outros dados sobre comercialização, incluindo o Boletim Diário de Preços, estão disponíveis no site da CeasaMinas, no link Informações de Mercado.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035
Notícia de 05/06/2023.
|
|